No dia 18 de Julho de 1980, em frente ao prédio da tv Tupi, era possível ver centenas de funcionários na porta da emissora no Rio de Janeiro querendo trabalhar.
Carros da policia militar estacionados na porta da emissora impediam a entrada dos funcionários, mais a emissora já estava fora do ar.
Funcionários do DENTEL ( Departamento Nacional de Telecomunicações) subiram no Morro do Sumaré no Rio de Janeiro e arrancaram as peças dos transmissores enquanto a emissora punha no ar uma mensagem do papa líder da igreja católica.
Está foi a ultima imagem que os brasileiros, em especial os cariocas tiveram de uma das maiores emissoras de televisão que o Brasil já viu até hoje.
Os apelos feitos com lagrimas dos funcionários da Tv Tupi não foram suficientes para calar a ordem ditatorial do Presidente João Figueiredo.
Naquela época a Rede Globo de televisão que sempre apoiou o governo militar, vinha crescendo e já produzia algumas novelas concorrendo com a Tv Tupi que foi a pioneira na arte de fazer novelas.
Segundo Eduardo Thadeu a Tv Tupi de São Paulo estava realmente com algumas dividas, só que as outras emissoras da Rede Tupi não estavam com dividas e dai ele conclui que o fechamento de varias repetidoras da Rede Tupi só podem ter sido fechadas por motivos políticos.
Nós do site revista virtual acreditamos que sim!
Analisando o pedido de cada funcionário e as imagens da época do crime cultural que o governo militar executou contra a nação brasileira só podemos concluir que os interesses políticos prevaleceram na época.
Se houvesse um interesse cultural, e se as coisas na época fossem decididas no voto, quem sabe a Tupi hoje não era líder de audiência?
Hoje a rádio Tupi do Rio de Janeiro, por exemplo, leva ao ar uma programação de qualidade, com um áudio espetacular em termos de qualidade, e é líder de audiência fazendo a concorrência chorar.
O que vemos na rádio Tupi hoje era o futuro interrompido pela ditadura militar e por forças que se ocultavam por baixo das asas da ditadura, e que aqui entre nós... Estão ai até hoje!
Lamentavelmente 10 anos depois o crime cultural repetiu -se com a Rede Manchete, e acredito eu que as mesmas influencias que fecharam as portas da Tv Tupi atuaram de certa forma com o fim da Tv Manchete.
O site Spyng Revista Virtual deixa aqui nossa homenagem aos funcionários da Tv Tupi, tanto os que estão aqui como os que já não estão, e de igual forma aos funcionários da Rede Manchete de Televisão.
O fechamento da Tv Tupi e da Rede Manchete são a prova de que este pais não ama seu povo e muito menos a sua cultura.
Encerrar as transmissões de duas emissoras que faziam coberturas esportivas e novelas da forma que estás emissoras faziam é um tiro na cara da cultura brasileira.
O video acima caracteriza o crime contra a cultura!
É importante repetir que os funcionarios não abandonaram a Tv Tupi, a Dentel danificou os transmissores no Sumaré e tirou a emissora do ar.